Faculdade Sequencial
« voltar para a home de eventos

Eventos

22
OUTUBRO
2012

I SEMANA DA PEDAGOGIA

Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes: diversos olhares sobre a formação do pedagogo - De 22 a 26 de outubro 2012

de 22 a 26 de outubro de 2012


Apresentação

Nos dias 22 a 26 de Outubro será realizada a I Semana da Pedagogia, no Campus da Faculdade Sequencial, Rua Eng. Aluísio Marques, s/n – Parque Maria Helena – São Paulo.

Tendo como tema Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes:  diversos olhares sobre a  formação do pedagogo, a semana abordará assuntos como: Identidade do povo brasileiro;  Metodologia Triangular para o ensino e aprendizagem da arte; O Fanzini como recurso pedagógico; Projetos e Programas Sócio-educativos desenvolvidos pela ONG Ação Comunitária;  Concepções freireanas na formação do Pedagogo; Mostra de trabalhos artísticos realizados nas oficinas pedagógicas, além de apresentações de Projetos de Iniciação Científica de discentes do  Curso de Pedagogia da Faculdade Sequencial.  

A Semana da Pedagogia é um evento que vem sendo gestado por alunos e professores do Curso de Pedagogia com a intenção de promover a integração não só da comunidade acadêmica, mas também entre a comunidade social da qual a faculdade faz parte.   A participação da sociedade no evento vem construir uma ponte, uma possibilidade de troca de experiências onde a prática pode se aliar a teoria.

Internamente, a discussão sobre o tema busca ampliar o entendimento e refletir sobre práticas pedagógicas e saberes necessários para a competência docente. O evento contará com palestras, oficinas, debates, mesa redonda, mostra de trabalhos e apresentação de projetos de pesquisa acadêmica.    

 

Coordenadoria de  Curso  -  Pedagogia                                                                                                                                                    

 

 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Data: 22/10 – horário: 19h30  

Código

P1

ABERTURA  

Mensagem de abertura da I Semana de Pedagogia  

Coordenadora 

Rosana Maria Bretas

Mini Currículo

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho; Pedagoga com habilitações em Orientação Educacional e Gestão Escolar pela PUC –SP; Pós graduada em Psicopedagogia e em Administração de Recursos Humanos. Experiência docente na educação infantil, em Curso de Magistério, no Ensino Superior e na Pós graduação. Experiência  na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Atualmente Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Sequencial. 

Objetivo

Apresentar o significado da Semana da Pedagogia no contexto da formação docente

Ementa  

A Semana da Pedagogia  como momento de troca de experiências, de reflexão sobre o saber e o fazer pedagógicos que envolvem compreensão da realidade educacional, num contexto sócio político cultural mais amplo.     

 

Data: 22/10 – horário: 20h às 22h30

Código

P2

Palestra 

Projetos e Programas sócio-educativos desenvolvidos pela ONG Ação Comunitária do Brasil.

Palestrante

Guilherme Gadelha de Souza

Mini Currículo

 

Formado em Artes Plásticas pela FAAP; Licenciatura Plena em Educação Artística; Especialista em Arte Educação e Linguagens da Arte pela USP; Cursando Pedagogia - FASP.  Experiência como professor de Artes no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Formador em arte educação de educadores sociais e culturais. Orientador Pedagógico dos Programas sócio-educativos Crê-ser, Cultura e lazer na ONG Ação Comunitária do Brasil.    

Objetivo

Apresentar os Programas Sócio-Educativos realizados pela ONG Ação Comunitária do Brasil, voltados às crianças, adolescentes e jovens da região.

Ementa 

Breve histórico da ONG. Principais parcerias. Programas desenvolvidos na educação infantil (Primeiras Letras, 2 a 5 anos), na Educação Complementar (Crê-Ser, 6 a 15 anos) e Capacitação Profissional - (Preparação para o Trabalho, 15 a 21 anos), que trabalham temáticas, como meio ambiente, cidadania, sexualidade, esporte e lazer.

Código

P3

Palestra 

Metodologia Triangular : uma abordagem para o ensino e aprendizagem da arte

Palestrante

Guilherme Gadelha de Souza

Objetivo

Apresentar a metodologia triangular como recurso para o ensino e aprendizagem da arte.

Ementa

Breve histórico do processo da abordagem triangular. Concepções da metodologia  triangular. A tríade: processo de leitura, contextualização e prática. 

Código

P3

Oficina de Arte

Oficina de Arte: Vivência da Metodologia Triangular e Mostra de trabalhos

Palestrante

Guilherme Gadelha de Souza

Objetivo

Vivenciar a metodologia triangular aplicada à Arte.

Ementa

Atividade de vivência com a metodologia triangular. Discussão sobre o modernismo no Brasil, a partir do enfoque histórico da Semana de Arte Moderna de 1922, explorando nomes  expressivos da pintura moderna como: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.      

 

Data: 23/10 – horário:  19h30 às 22h30

Código

P4

Palestra 

O Fanzine como recurso pedagógico  

Palestrante

Marcio Sno

Mini Currículo

 

Jornalista, documentarista e pesquisador. É referência em pesquisas sobre fanzines produzindo trabalhos de repercussão internacional. É editor-chefe do Portal Rock Press e colaborador dos sites Zinismo, Zinescópio, Zines e Anarcopunk.org  e do jornal paraibano Contraponto. É membro da Ugra Press, colaborando com resenhas e artigos no Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas e na organização do evento Ugra Zine Fest. Atua há 15 anos como orientador pedagógico do Programa de Cultura & Lazer da ONG Ação Comunitária

Objetivo

Apresentar o fanzine e suas possibilidades como ferramenta em sala de aula.

Ementa

Breve história dos fanzines, origem, características, o seu papel como veículo de comunicação. Sua evolução e transformação e o impacto com a chegada da internet. As várias possibilidades de utilizar o fanzine como forma de expressão, para crianças, jovens e adultos.

Código

P5

Oficina de fanzines  

Atividade  de vivência de  fanzines e Mostra de trabalhos

Palestrante

Marcio Sno

Objetivo

Produção de fanzines a partir das técnicas estudadas

Ementa  

 Atividade prática de concepção e montagem de um fanzine.

 

Data: 24/10 – horário: 20h às 22h30

Código

P6

Mesa Redonda   

Resgate e Memória do povo brasileiro: uma contribuição para o saber e fazer docente.     

Palestrante

Rodrigo Pinheiro 

Mini Currículo

 

Cursou Sociologia na PUC-SP. Professor de Geografia e Sociologia, com experiência no Ensino Fundamental e Médio. Empresário na área da construção civil, cursando Engenharia Civil – Anhembi Morumbi.      

Objetivo

Discutir os elementos culturais e sociais da formação do povo brasileiro, a partir das concepções sociológicas de Darcy Ribeiro.    

Mediadoras

Rosana Maria Bretas e Simone Rizardi Póvoas 

Ementa

As matrizes culturais do povo brasileiro. Os mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro. Os cinco brasis.

 

Data: 25/10 – horário: 19h30 às 22h30

Código

P7

Comunicação Oral – Projetos de Iniciação Científica. 

- Gíria, não dialeto.

Autora: Nádia Silva Lemos 

- A educação nos abrigos.

Autoras: Vanessa dos Santos e Adriana Pereira Torres

- A relação entre a escola e a família.       

Autoras: Ana Célia Bezerra dos Santos e Rosinélia Silva Lima 

Objetivos 

Socializar os projetos de pesquisa  realizados pelos alunos na disciplina de Metodologia da Pesquisa e divulgar o Projeto de Pesquisa dos discentes do Curso de Pedagogia.

Ementa  

Comunicação Oral de Projetos de Pesquisa desenvolvidos na disciplina de Metodologia da Pesquisa I e II sob a coordenação da professora Ms. Isabel Cristina Buccini. 

 

Data: 26/10 – horário: 20h às 22h30

Código

P8

Palestra 

As concepções freireanas na formação do Pedagogo

Palestrante

Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo

Mini Currículo

Doutoranda em Educação pela UNINOVE, Mestre em Psicologia Escolar, Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Licenciada em Educação Artística e graduada em Pedagogia . Experiência profissional na área de Gestão Escolar e Acadêmica. Atualmente, professora no Ensino Superior e na Pós graduação para a formação de Pedagogos e Especialistas em Educação.      

Objetivos

Proporcionar um encontro de reflexão, espaço de diálogo pautado na abordagem pedagógica de Paulo Freire, permitindo interpretações e conceitos sobre as concepções freireanas na formação do Pedagogo.  

Ementa

Concepção de educação e as pedagogias freireanas a partir dos enfoques ontológico, epistemológico, político e educacional.   

  

Faça já sua Inscrição.

 

  Mais informações (11) 5511-1717 

« voltar para a home de eventos