Eventos
OUTUBRO
2012
I SEMANA DA PEDAGOGIA
Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes: diversos olhares sobre a formação do pedagogo - De 22 a 26 de outubro 2012
de 22 a 26 de outubro de 2012
Apresentação
Nos dias 22 a 26 de Outubro será realizada a I Semana da Pedagogia, no Campus da Faculdade Sequencial, Rua Eng. Aluísio Marques, s/n – Parque Maria Helena – São Paulo.
Tendo como tema Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes: diversos olhares sobre a formação do pedagogo, a semana abordará assuntos como: Identidade do povo brasileiro; Metodologia Triangular para o ensino e aprendizagem da arte; O Fanzini como recurso pedagógico; Projetos e Programas Sócio-educativos desenvolvidos pela ONG Ação Comunitária; Concepções freireanas na formação do Pedagogo; Mostra de trabalhos artísticos realizados nas oficinas pedagógicas, além de apresentações de Projetos de Iniciação Científica de discentes do Curso de Pedagogia da Faculdade Sequencial.
A Semana da Pedagogia é um evento que vem sendo gestado por alunos e professores do Curso de Pedagogia com a intenção de promover a integração não só da comunidade acadêmica, mas também entre a comunidade social da qual a faculdade faz parte. A participação da sociedade no evento vem construir uma ponte, uma possibilidade de troca de experiências onde a prática pode se aliar a teoria.
Internamente, a discussão sobre o tema busca ampliar o entendimento e refletir sobre práticas pedagógicas e saberes necessários para a competência docente. O evento contará com palestras, oficinas, debates, mesa redonda, mostra de trabalhos e apresentação de projetos de pesquisa acadêmica.
Coordenadoria de Curso - Pedagogia
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
Data: 22/10 – horário: 19h30
Código |
P1 |
ABERTURA |
Mensagem de abertura da I Semana de Pedagogia |
Coordenadora |
Rosana Maria Bretas |
Mini Currículo |
Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho; Pedagoga com habilitações em Orientação Educacional e Gestão Escolar pela PUC –SP; Pós graduada em Psicopedagogia e em Administração de Recursos Humanos. Experiência docente na educação infantil, em Curso de Magistério, no Ensino Superior e na Pós graduação. Experiência na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Atualmente Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Sequencial. |
Objetivo |
Apresentar o significado da Semana da Pedagogia no contexto da formação docente |
Ementa |
A Semana da Pedagogia como momento de troca de experiências, de reflexão sobre o saber e o fazer pedagógicos que envolvem compreensão da realidade educacional, num contexto sócio político cultural mais amplo. |
Data: 22/10 – horário: 20h às 22h30
Código |
P2 |
Palestra |
Projetos e Programas sócio-educativos desenvolvidos pela ONG Ação Comunitária do Brasil. |
Palestrante |
Guilherme Gadelha de Souza |
Mini Currículo
|
Formado em Artes Plásticas pela FAAP; Licenciatura Plena em Educação Artística; Especialista em Arte Educação e Linguagens da Arte pela USP; Cursando Pedagogia - FASP. Experiência como professor de Artes no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Formador em arte educação de educadores sociais e culturais. Orientador Pedagógico dos Programas sócio-educativos Crê-ser, Cultura e lazer na ONG Ação Comunitária do Brasil. |
Objetivo |
Apresentar os Programas Sócio-Educativos realizados pela ONG Ação Comunitária do Brasil, voltados às crianças, adolescentes e jovens da região. |
Ementa |
Breve histórico da ONG. Principais parcerias. Programas desenvolvidos na educação infantil (Primeiras Letras, 2 a 5 anos), na Educação Complementar (Crê-Ser, 6 a 15 anos) e Capacitação Profissional - (Preparação para o Trabalho, 15 a 21 anos), que trabalham temáticas, como meio ambiente, cidadania, sexualidade, esporte e lazer. |
Código |
P3 |
Palestra |
Metodologia Triangular : uma abordagem para o ensino e aprendizagem da arte |
Palestrante |
Guilherme Gadelha de Souza |
Objetivo |
Apresentar a metodologia triangular como recurso para o ensino e aprendizagem da arte. |
Ementa |
Breve histórico do processo da abordagem triangular. Concepções da metodologia triangular. A tríade: processo de leitura, contextualização e prática. |
Código |
P3 |
Oficina de Arte |
Oficina de Arte: Vivência da Metodologia Triangular e Mostra de trabalhos |
Palestrante |
Guilherme Gadelha de Souza |
Objetivo |
Vivenciar a metodologia triangular aplicada à Arte. |
Ementa |
Atividade de vivência com a metodologia triangular. Discussão sobre o modernismo no Brasil, a partir do enfoque histórico da Semana de Arte Moderna de 1922, explorando nomes expressivos da pintura moderna como: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret. |
Data: 23/10 – horário: 19h30 às 22h30
Código |
P4 |
Palestra |
O Fanzine como recurso pedagógico |
Palestrante |
Marcio Sno |
Mini Currículo
|
Jornalista, documentarista e pesquisador. É referência em pesquisas sobre fanzines produzindo trabalhos de repercussão internacional. É editor-chefe do Portal Rock Press e colaborador dos sites Zinismo, Zinescópio, Zines e Anarcopunk.org e do jornal paraibano Contraponto. É membro da Ugra Press, colaborando com resenhas e artigos no Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas e na organização do evento Ugra Zine Fest. Atua há 15 anos como orientador pedagógico do Programa de Cultura & Lazer da ONG Ação Comunitária |
Objetivo |
Apresentar o fanzine e suas possibilidades como ferramenta em sala de aula. |
Ementa |
Breve história dos fanzines, origem, características, o seu papel como veículo de comunicação. Sua evolução e transformação e o impacto com a chegada da internet. As várias possibilidades de utilizar o fanzine como forma de expressão, para crianças, jovens e adultos. |
Código |
P5 |
Oficina de fanzines |
Atividade de vivência de fanzines e Mostra de trabalhos |
Palestrante |
Marcio Sno |
Objetivo |
Produção de fanzines a partir das técnicas estudadas |
Ementa |
Atividade prática de concepção e montagem de um fanzine. |
Data: 24/10 – horário: 20h às 22h30
Código |
P6 |
Mesa Redonda |
Resgate e Memória do povo brasileiro: uma contribuição para o saber e fazer docente. |
Palestrante |
Rodrigo Pinheiro |
Mini Currículo
|
Cursou Sociologia na PUC-SP. Professor de Geografia e Sociologia, com experiência no Ensino Fundamental e Médio. Empresário na área da construção civil, cursando Engenharia Civil – Anhembi Morumbi. |
Objetivo |
Discutir os elementos culturais e sociais da formação do povo brasileiro, a partir das concepções sociológicas de Darcy Ribeiro. |
Mediadoras |
Rosana Maria Bretas e Simone Rizardi Póvoas |
Ementa |
As matrizes culturais do povo brasileiro. Os mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro. Os cinco brasis. |
Data: 25/10 – horário: 19h30 às 22h30
Código |
P7 |
Comunicação Oral – Projetos de Iniciação Científica. |
- Gíria, não dialeto. Autora: Nádia Silva Lemos - A educação nos abrigos. Autoras: Vanessa dos Santos e Adriana Pereira Torres - A relação entre a escola e a família. Autoras: Ana Célia Bezerra dos Santos e Rosinélia Silva Lima |
Objetivos |
Socializar os projetos de pesquisa realizados pelos alunos na disciplina de Metodologia da Pesquisa e divulgar o Projeto de Pesquisa dos discentes do Curso de Pedagogia. |
Ementa |
Comunicação Oral de Projetos de Pesquisa desenvolvidos na disciplina de Metodologia da Pesquisa I e II sob a coordenação da professora Ms. Isabel Cristina Buccini. |
Data: 26/10 – horário: 20h às 22h30
Código |
P8 |
Palestra |
As concepções freireanas na formação do Pedagogo |
Palestrante |
Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo |
Mini Currículo |
Doutoranda em Educação pela UNINOVE, Mestre em Psicologia Escolar, Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Licenciada em Educação Artística e graduada em Pedagogia . Experiência profissional na área de Gestão Escolar e Acadêmica. Atualmente, professora no Ensino Superior e na Pós graduação para a formação de Pedagogos e Especialistas em Educação. |
Objetivos |
Proporcionar um encontro de reflexão, espaço de diálogo pautado na abordagem pedagógica de Paulo Freire, permitindo interpretações e conceitos sobre as concepções freireanas na formação do Pedagogo. |
Ementa |
Concepção de educação e as pedagogias freireanas a partir dos enfoques ontológico, epistemológico, político e educacional. |
Faça já sua Inscrição.
Mais informações (11) 5511-1717